quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Naturopatia e Terapias Orientais

Tai-Ji


A Naturopatia é uma ciência da área da Saúde que orienta a utilização das terapias naturais para promover o bem-estar e qualidade de vida de forma integral, gerando harmonia e equilíbrio do ser humano com o meio em que vive. As terapias são fundamentadas em métodos naturais milenares e modernos com eficácia terapêutica comprovada, visando conscientizar o indivíduo de sua condição de saúde e de seu estilo de vida, ao mesmo tempo em que trata de sua integridade física e psicológica.

O Naturopata aplica procedimentos terapêuticos corporais, energéticos e vibracionais para o tratamento dos desequilíbrios físicos, psicológicos e energéticos (psicobioenergética). Tem uma visão holística do ser, tratando-o em sua totalidade.

A saúde é um processo dinâmico de interação entre corpo, mente e emoções em uma relação de reciprocidade com o ambiente e suas influências.

Como é realizado o Tratamento pela Naturopatia?
Após colher por entrevista informações detalhadas sobre o cliente e sua rotina diária, é realizada uma avaliação das disfunções fisiológicas, sistêmicas, energéticas e vibracionais por palpação e observação de aspectos físicos e posturais.

O Naturopata aplica procedimetnos terapêuticos manipulativos, energéticos e vibraiconais e recomenda a prática de exercícios, o uso de essências florais e fitoterápicos com o objetivo de reconduzir o cliente ao equilíbrio energético, fisiológico e psico-orgânico; bem como argilaterapia, cataplasma e óleos essenciais visando sua saúde e bem estar.
Os atendimentos têm como foco o reconhecimento e a mudança dos padrões corporais, psicológicos, emocionais e energéticos responsáveis pelo estado de desarmonia.


Para quais distúrbios a Naturopatia é recomendada?

A Naturopatia é recomendada tanto para prevenir como promover a saúde integral e portanto é indicada para quaisquer desequilíbrios, pois abrange técnicas naturais e não substutui nenhum tratamento médico convencional. Pautada numa visão holística do indivíduo e da saúde, seus instrumentos terapêuticos cooperam e expandem as possibilidades de retorno à saúde do indivíduo, agindo de modo a complementar as limitações de outras terapias. A Naturopatia não faz diagnósticos e não se detém aos sintomas, mas sim, ocupa-se em buscar as causas tendo como objetivo a saúde integral. Entre os desequilíbrios mais comuns os quais a Naturopatia traz ótimos resultados, estão os problemas crônicos e doenças autoimunes:
Dores musculares, problemas do nervo ciático, fibromialgia, ATM, Síndrome do Túnel do Carpo, gastrites, rinites, sinusites, asma, artrites, artroses, TPM, TOC, hipertensão, alergias, transtornos psicológicos, obesidade e outros.
A Naturopaita é muito positiva como terapia coadjuvante nos processos de doenças oncológicas, auxiliando como parceira e cuidadora do paciente, proporcionando um apoio em todas as fases do tratamento.

Terapias e práticas oferecidas: 


Após a primeira consulta, o Naturopata junto ao cliente recomendará as práticas e tratamentos mais indicados para cada caso em particular.



ACUPUNTURA, REIKI, FLORAIS, CROMOTERAPIA, ARGILATERAPIA, FITOTERAPIA


Através da associação dessas técnicas corporais-energéticas ou pela utilização isolada, os corpos físico/mental e energético são tratados em suas deficiências e estagnações, produzindo alívio e consequente retorno à saúde. (Para uma maior compreensão sobre o corpo energético leia sobre o assunto na página específica)

PSICOTERAPIA DA MEDITAÇÃO E YOGATERAPIA
A visão oriental sobre a vida e a saúde sugerem uma expansão das limitações que a cultura ocidental apresenta. Os conflitos psicológicos e os desequilíbrios físicos atuais denotam uma desconexão do ser com seu próprio corpo e com sua essência.

A prática meditativa e a yogaterapia proporcionam a reconexão do ser consigo mesmo, treinando a atenção, melhorando a capacidade de concentração e memorização. Através das práticas ocorre uma alteração positiva no sistema endócrino e na liberação de hormônios.

Os hormônios do estressse, causadores de uma série de doenças autoimunes e distúrbios psicológicos são substituidos durante a psicoterapia por hormônios que prodruzem relaxamento e bem estar. Uma mudança gradativa no metabolismo surge à partir do domínio que o indivíduo passa a ter sobre si mesmo, sua vida e sua saúde.
Meditar significa atenção e contemplação e yoga significa união de corpo e mente.

(Para conhecer um pouco sobre neurofisiologia da meditação leia mais na página
específica sobre o assunto.)

 MASSAGENS TERAPÊUTICAS ORIENTAIS E REFLEXOLOGIA

 
Zen ShiatsuTécnica japonesa de saúde,que
associa o Shiatsu à sabedoria Zen. Trabalha o corpo
de forma profunda mas suave, sem a agressividade
do Shiatsu .
Ayurvédica Originária da India, atua no corpo
através de alongamentos e harmonizacão dos chacras.
Tui-ná Massoterapia chinesa.
Reflexologia Podal Massagem e pressão em pontos reflexos do pé relacionados aos diversos órgãos do corpo. Cada ponto tocado estimula o órgão a ele conecctado.

MUSICOTERAPIA

Curso Livre de Teclado (Vide abaixo)

4 comentários:

  1. Oi Nadya!
    Estou amando seu blog.
    Vou estudar Naturopatia aqui na Espanha. Estou mudando totalmente de área pois minha formação é Publicidade e Propaganda. Você recomendaria fazer um curso técnico ou graduação logo de cara?
    Obrigada e parabéns pelo trabalho.
    Abraços,
    Denise Barbosa
    barbosa.denise@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Denise,seja bem-vinda! Eu acho que o curso técnico é uma ótima opção, o principal é você escolher uma boa escola e uma certificação que permita você atuar profissionalmente no país que for trabalhar. Parabéns por escolher a Naturopatia e a coragem para recomeçar. Tudo o que fizer com amor dará certo, isto é o q mais vale.Namastê

      Excluir
  2. Ola Nadya,primeiramente parabéns pelo seu blog. Estou iniciando meus estudos na naturopatia, onde me descobri. Trabalho como voluntaria na aplicação de passes. Preciso muito de indicação de bons cursos em São Paulo.Há muitas opções e quero um lugar realmente profissional e ético

    ResponderExcluir
  3. Oi Denise, seja bem-vinda! que legal trabalhar com passes. Com esse trabalho você já está treinando seu campo energético. Eu recomendo os cursos que sejam mais consistentes, que tragam o conhecimento das filosofias e terapias orientais, da medicina ayurveda e da medicina chinesa como a yogaterapia e acupuntura. Não faça cursos que prometam transformar você em terapeuta, seja do que for, em um final de semana! A maioria dos cursos que tem nomes americanizados são ruins rsrs, são puro marketing. Namastê!

    ResponderExcluir

comente aqui



Não há que derramar água em um vaso cheio.

E não tem nenhum sentido afiar a lâmina de uma faca demasiadamente.

Ou se a sala inteira está coberta com ouro e jaspe, quem poderá guardá-la?

O excesso em tudo causa a desgraça.

Quando o trabalho é terminado, o homem deve se

afastar.

Tais são as leis de harmonia, sugeridas pelo Tao.


TAO TE CHING