segunda-feira, 27 de agosto de 2018

Corporificando as emoções



A leitura corporal têm nos ensinado sobre como o corpo físico revela nossos estados de espírito.
Eu chamo de estado de espírito o conjunto de pensamentos e sentimentos que nos fazem quem somos hoje. Podemos continuar alienados a mente, na ilusão de que ela é proprietária de toda a verdade sobre nós ou despertarmos para a  maravilhosa interação entre corpo, mente, energia e espiritualidade.
A psicoterapia corporal transpessoal entende que o corpo físico é um lar temporário para o espírito e adquiri os aspectos mais particulares de cada pessoa. Não me refiro a estética, mas a profundidade que se esconde na superfície corporal.
Cabeça, tronco e membros se desenvolvem e criam couraças no decorrer da vida e das experiências.
Quando você observa as pessoas nas ruas,o modo de caminhar, a postura corporal e outros detalhes, você pode avaliar um pouco do perfil de cada uma delas.
Alguém muito alto, costumeiramente, tenta se curvar e isto é notório em sua postura. Outras pessoas, na energia do medo, retraem seus ombros e braços, fechando o peito.
Há sempre o que chamamos de encouraçamento e estagnação energéticas nas posturas que se tornam cotidianas e rígidas. Estruturas de defesa, nas quais as pessoas, inconscientemente, guardam seu passado e suas fixações, seus padrões repetitivos de interpretação de suas relações interpessoais.
As dificuldades nos relacionamentos e na vida, de um modo geral, guardam raízes de acontecimentos que geraram a formação desses padrões de comportamento deficientes, que resultam em baixa autoestima, carência afetiva e tantos transtornos psicológicos e enfermidades físicas.
Podemos tratar o ser integral a partir de seu corpo físico, não com medicamentos alopáticos ou atendendo sua sintomatologia, mas, terapeuticamente, a partir de práticas naturais para dissolver traumas e couraças.
Wilhelm Reich, Alexander Lowen, Stanley Keleman e seus seguidores, desenvolveram a psicoterapia corporal e compreenderam a integração entre corpo, mente e energia.
A Naturopatia tem um modo muito especial para curar e promover a saúde a partir do âmbito do corpo físico:

Massagens terapêuticas
Acupuntura
Trabalhos corporais

Para você observar suas couraças, dê alguns passos como se caminhasse naturalmente e pare de frente a um espelho. Perceba sua postura: sua cabeça, seu tronco, seus braços e pés, sua fisionomia.
Quem é você?

Você é seu corpo, seus pensamentos e sentimentos, refletidos em suas emoções. Seu comportamento é um conjunto de tudo isto.

Para orientação e terapia envie email para nadyarsprado@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente aqui



Não há que derramar água em um vaso cheio.

E não tem nenhum sentido afiar a lâmina de uma faca demasiadamente.

Ou se a sala inteira está coberta com ouro e jaspe, quem poderá guardá-la?

O excesso em tudo causa a desgraça.

Quando o trabalho é terminado, o homem deve se

afastar.

Tais são as leis de harmonia, sugeridas pelo Tao.


TAO TE CHING